fbpx

Já pensou criar uma loja virtual totalmente gratuíta e integrada com o Facebook e o Instagram da sua empresa? Pois é! O Facebook pensou e criou.

Facebook apresentou sua mais nova criação: Facebook Shops. Mas afinal, o que é isso? É uma ferramenta focada na criação de lojas online integradas com os seus aplicativos, como Facebook e Instagram, e futuramente messenger e WhatsApp, que facilitará e MUITO a venda online das empresas que tem sofrido durante essa crise.


COMO ELE FUNCIONA?

Como já falamos anteriormente ele vai funcionar como uma loja online que será integrada entre Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. As empresas colocarão seus produtos em uma vitrine, que estará acessível nos seus respectivos perfis (tanto do Facebook quanto do Instagram), e o cliente poderá navegar nessa loja vendo todos os produtos disponíveis da marca.

Essa vitrine será totalmente personalizada, única e GRATUITA. Com o produto escolhido, o usuário conseguirá finalizar a compra dentro do site da marca, mas futuramente ele poderá pagar dentro do próprio aplicativo. Em algumas regiões dos EUA a opção de pagar dentro do aplicativo já está disponível e funcionando, então em breve acredito que já tenhamos essa opção por aqui também. Ou seja, a empresa terá uma loja online gratuita e totalmente integrada com as redes sociais.


QUANDO ELE ESTARÁ DISPONÍVEL?

Nos EUA ele já está funcionando, mas a empresa deseja disponibilizar de forma mais ampla nos próximos meses. Aqui no Brasil está disponível para apenas ALGUMAS empresas testarem.

O Facebook quer oferecer uma solução completa. Então futuramente, a loja terá integração com o messenger e com o WhatsApp para que, como em uma loja física, o cliente possa tirar dúvidas e receber mais informações sobre aquele produto antes de finalizar a compra, por exemplo.


VENDAS POR LIVES

O Facebook também está trabalhando para que as empresas consigam fazer vendas ao vivo, ou seja, através de lives e transmissões em suas respectivas contas tanto do Facebook quanto do Instagram. Eles estão “facilitando a compra de produtos em tempo real e em breve, vendedores, marcas e criadores poderão marcar produtos em sua loja ou catálogo do Facebook antes de serem lançados, e esses produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo para que as pessoas possam tocar facilmente para saber mais e comprar.” Segundo o comunicado oficial da empresa

O facebook também quer tornar mais fácil ganhar recompensas com as empresas, permitindo que o cliente consiga conectar seus programas de fidelidade, como por exemplo o programa de pontos lá do seu restaurante favorito, à sua conta do Facebook para que você consiga ver e acompanhar facilmente seus pontos e recompensas. Além de eles estarem explorando maneiras de ajudar pequenas empresas a criar, gerenciar e exibir um programa de fidelidade nas lojas do Facebook. 

Tudo para conectar mais ainda cliente x empresa e tornar a plataforma muito mais acessada pelo consumidores. E segundo eles “dar às pessoas um lugar para experimentar a alegria de fazer compras versus a tarefa de comprar. E ajudar as pequenas empresas a se adaptarem e tornar mais fácil para as pessoas descobrirem e comprarem o que amam.”